Começar a programar em Small Basic - Parte 2

Continuando a série de artigos: "Começar a programar em Small Basic", hoje vamos melhorar o nosso programa "Olá Mundo!" que tínhamos começado no artigo anterior.

Se está a começar a programar Small Basic, recomendo-lhe que leia esta série de artigos por ordem.
O programa que fizemos no artigo anterior, para alguns pode não ser grande coisa, e para outros até pode, porque nunca programaram na vida, e conseguiram colocar o computador a fazer alguma coisa que nós queríamos. Mas hoje vamos melhorar este programa, e com isto já poderá começar a experimentar algumas das funcionalidades do Small Basic.
Abrimos o Small Basic e abrimos o programa anteriormente feito. Se não o guardou, aqui está o código:
TextWindow.Write("Olá Mundo!")
O que vamos melhorar é por dar um pouco mais de cor ao nosso programa. E para isso usamos o objecto TextWindow, e a propriedade ForegroundColor (cor principal, ou primeiro plano), atribuindo à propriedade a cor: Green (verde). A linha de código fica assim:
TextWindow.ForegroundColor = "Green"
Mas repare... tem de colocar esta nova linha de código antes do Olá Mundo!. Porquê? Os programas começam pela primeira linha, depois lê a segunda, e por ai adiante. Ou seja, ao ler a primeira linha ele faz que escreva no ecrã o texto Olá Mundo!, e depois na segunda linha atribui a cor do texto para verde. Agora se adicionarmos uma terceira linha, para escrever texto, depois da atribuição da cor do texto, este texto já vai ficar verde. Então o que temos de fazer é colocar essa linha antes da escrita do Olá Mundo!. A linha de código do nosso programa fica então assim:
TextWindow.ForegroundColor = "Green"
TextWindow.Write("Olá Mundo!")
Agora execute o programa (Run, ou F5), e veja o resultado.

Melhor não? Agora tem mais cor! Mas poderá reparar que atribuição da operação Write é diferente da propriedade ForegroundColor. No Small Basic quando estamos a atribuir a alguma propriedade (property), usamos = "texto a atribuir", enquanto que numa operação (operation) usamos ("texto").

Mas podemos melhorar isto ainda mais! Agora vamos alterar o fundo do texto. E para isso usamos a propriedade: BackgroundColor (cor de fundo). Desta vez vamos usar a cor: vermelho escuro (DarkRed). E linha de código fica assim:
TextWindow.BackgroundColor = "DarkRed"
E já vimos em cima, esta nova linha, pelo menos tem de estar acima da escrita do Olá Mundo!, para que tome efeito quando for escrita a frase. Então o código fica assim:
TextWindow.ForegroundColor = "Green"
TextWindow.BackgroundColor = "DarkRed"
TextWindow.Write("Olá Mundo!")
Agora, torne a executar o programa, e veja o resultado:

Cada vez está melhor! Agora que já entendeu bem isto, vou colocar aqui uma pequena lista de cores que pode usar para experimentar.
  • Preto - Black
  • Azul - Blue
  • Ciano - Cyan
  • Cinzento - Gray
  • Verde - Green
  • Magenta - Magenta
  • Vermelho - Red
  • Branco - White
  • Amarelo - Yellow
  • Azul escuro - DarkBlue
  • Cinzento escuro - DarkGray
  • Verde escuro - DarkGreen
  • Magenta escuro - DarkMagenta
  • Vermelho escuro - DarkRed
  • Amarelo escuro - DarkYellow
Como bónus, ainda vai aprender mais uma coisa neste artigo! Como poderá reparar o titulo da janela quando executa o programa, ele aparece o caminho de onde está o ficheiro. Mas podemos melhorar isso! Vamos colocar um titulo na janela a nosso gosto. E para isso usamos a propriedade: Title (titulo). O titulo que vamos por, é: Programa Olá Mundo!. A linha de código fica assim:
TextWindow.Title = "Programa Olá Mundo!
Agora é só executar o programa e ver o resultado:

Muito melhor! Aos poucos o nosso programa cada vez está melhor, e mais personalizado!

Uma recomendação minha, é que comece a experimentar aquilo que acabou de aprender, porque na programação só se aprende experimentando e com os erros!

Ah! E não se esqueça de guardar o programa que fez, porque vai ser preciso num próximo artigo da serie.

Num próximo artigo desta serie vamos melhorar ainda mais o nosso programa. Já sabe, se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, não hesite coloque aqui o seu comentário!

Próximo artigo da série: Começar a programar em Small Basic - Parte 3

2 comentários:

  1. Você ensina muito bem, estou começando a programar e você esta sendo de grande ajuda para mim, VLW *--*

    ResponderEliminar

Esteja à vontade para comentar! Critique, pergunte, sugira, o que quiser! Qualquer um pode comentar, e anonimamente!