O que é uma linguagem de programação?

Muito provavelmente está aprender a programar, por meio do Small Basic, mas primeiro é necessário as bases para se perceber melhor, e não confundir as coisas. Neste artigo iremos explicar de uma forma simples o que é basicamente uma linguagem de programação.

Uma linguagem de programação é um método para nós "falarmos" com o computador. Para exemplificar, se nós quisermos falar com um chinês, logicamente temos de saber chinês para podermos comunicar com essa pessoa. Nos computadores é a mesma coisa! Se quisermos "falar" com o computador temos de usar uma linguagem, para podermos "falar" com ele.

A linguagem de programação é usada para nós "falarmos" para o computador, dando-lhe instruções sobre o que fazer. Porque o computador não vai adivinhar o que nós queremos que ele faça, por isso usamos uma linguagem de programação.

Aprofundando mais um pouco sobre o assunto, uma linguagem de programação é expressa assim:
Escreve "Olá mundo!"
Escreve "Qual é o seu nome?"
Esperar e guardar o que foi escrito
Escreve "Qual a sua idade?"
Esperar e guardar o que foi escrito
Escreve "Olá" + nome + ", tens " + idade " anos!"
E é assim como deveremos pensar quando estamos a programar. Claro que o texto acima não representa nenhuma linguagem de programação especifica, mas é uma ideia do que queremos que o programa faça, e depois convertemos numa linguagem de programação escolhida por nós.

Para perceber melhor o que foi acima escrito, vamos dar um exemplo do programa a funcionar:
Ecrã do computador: 
"Olá mundo!"
"Qual é o seu nome?"
Escrevemos "João"
Ecrã do computador: "Qual é a sua idade?"
Escrevemos "20"
Ecrã do computador: "Olá João, tens 20 anos!"
Percebido? Basicamente é isto o que é uma linguagem de programação. Se tiverem qualquer dúvida ou questão a colocar, não hesite em colocar aqui o seu comentário!

Até um próximo artigo!

Artigos de leitura recomendada
O que é o Microsoft Small Basic?

3 comentários:

  1. Nossa muito bem explicado mesmo,agora eu peguei o fio da meada

    ResponderEliminar
  2. Que bom que achei este Blog. Pena que somente em 2012. Parabéns! Não pare de produzir mais artigos, OK!? Small Basic é fascinante e ideal para quaquer um começar a programar. Obrigado. Realmente espero que continue publicando mais artigos...

    ResponderEliminar

Esteja à vontade para comentar! Critique, pergunte, sugira, o que quiser! Qualquer um pode comentar, e anonimamente!