Começar a programar em Small Basic - Parte 4

Dando continuidade à série de artigos: Começar a programar em Small Basic, o artigo de hoje vai falar de matemática. Sim, isso mesmo. Tudo o que está relacionado com informática é a matemática, porque basicamente o significado de informática é a automatização de cálculos matemáticos.

Se está a começar a programar Small Basic, recomendo-lhe que leia esta série de artigos por ordem. E os artigos já publicados, são:
Mais especificamente o que vamos melhorar no nosso programa Olá Mundo!, é por perguntar em que ano nasceu, e depois o programa calcular a sua idade.
Em 1º lugar temos de perguntar em que ano nasceu. Sem isso não iremos a lado nenhum. Então pegando no nosso programa, vamos por fazer uma pequena alteração. Na última linha de código, temos de alterar o texto TextWindow.Write para TextWindow.WriteLine. A diferença é que a , escreve o texto e mais nada; a escreve o texto e muda de linha (dá um ENTER). Por vezes isto é útil, outras vezes não, e é por isso existem as duas opções de escrita de texto. Neste caso é útil. Porque? Para exemplificar, vamos então ignorar essa alteração. A próxima linha de código a adicionar, era a perguntar em que ano nasceu. A linha de código ficava assim:
TextWindow.Write("Em que ano nasceste? ")
O resultado seria este:

Ou seja, para que o programa ficasse bonito seria que a pergunta fosse para a linha de baixo.

Agora se usarmos a alteração para TextWindow.WriteLine, o resultado será este:

Entendido a diferença? Espero que sim!

Continuando o nosso programa, depois de mostrar o texto com a pergunta temos de colocar o programa à espera que o utilizador escreva alguma coisa, e que guarde o que for escrito. Aqui também vai haver uma pequena alteração. Como já aprendeu, para que coloque o programa à espera que o utilizador escreva alguma coisa, usamos a operação Read. Mas neste caso queremos que seja permitido que o utilizador introduza números. E para isso colocamos antes a operação ReadNumber. Se não, o utilizador poderia por engano escrever letras, e depois daria um resultado errado no calculo da idade. Então, a linha ficaria assim:
ano = TextWindow.ReadNumber()
E como reparou, criamos mais uma variável, com o nome ano. Assim sempre que precisar de saber qual o ano de nascimento introduzido basta usar essa variável.

Agora é que entra a matemática. Para calcular a idade, temos de:
  1. Criar uma variavel para saber o resultado do calculo
  2. Saber em que ano estamos
  3. Saber em que ano nasceu
Destas três coisas 1 já sabemos: em que ano nasceu. Agora para saber em que ano estamos, o Small Basic tem um Objecto que trata de tudo o que seja com datas e horas: Clock (relógio). E para saber em que ano estamos, usamos a Propriedade: Year (ano). E a variável para guardar o calculo vai ter o nome: idade. Juntando tudo a linha de código fica assim:
idade = Clock.Year - ano
Aqui a matemática é muito mais fácil do que pensa. Quem faz o trabalho de calcular o resultado é o programa, e para subtrair basta usar o símbolo "-". Basta usar pelo menos dois números (variáveis, ou propriedades que devolvem em formato de número, etc.), e atribuir o valor a uma variável, para que possa ser guardado.

Por último, basta escrever mais uma linha de código a mostrar a idade que a pessoa tem.
TextWindow.WriteLine("A tua idade é " + idade + " anos.")
Agora é só executar o programa e experimenta-lo. Um dos resultados poderá ser este:
Como podem ver, com o Small Basic é muito fácil programar e até fazer programas interessantes. Com o tempo o nosso programa cada vez fica mais completo e mais interactivo. E lembre-se: com os erros é que se aprende! Por isso pratique, experimente, e assim será mais fácil programar para si. E programar é um mundo fantástico em que nós podemos fazer programas à nossa medida e específicos para fazer determinadas tarefas que nenhum programa faz.

E já sabe, se tiver alguma dúvida, problema, sugestão, etc, não hesite, escreva aqui em baixo o seu comentário. Até um próximo artigo!

Próximo artigo da série: Começar a programar em Small Basic - Parte 5

9 comentários:

  1. To adorando este blog, eu ja tinha uma base de HTML, e imaginava que ia me ajudar, mas percebi que para programar temos que entrar em um mundo novo, e este mundo novo é um MAXIMOOOOOOO

    ResponderEliminar
  2. cara eu só posso dizer que eu nao tinha base nenhuma em programaçao e você me ajudou muito.
    continue assim.. sou seu fã

    ResponderEliminar
  3. Ai man me ajudando muito ,, to começando agora em programação e ja virei fã tbm desse blog ..

    by : Ryuuzaki

    ResponderEliminar
  4. PARABENS ....

    ADORANDO ESSES TUTO...

    espero q post mais algums interessantes.

    ResponderEliminar
  5. Ei amigo,
    tipo, se no final do tutorial, você pudesse colocar como ficou as ordens das linhas me ajudaria muito

    ResponderEliminar
  6. fiz tudo igual você disse, porém ao apertar F5, não da. Aparece a mensagem que foi encontrado um final inesperado no método de análise.10,49.

    Se puder ajudar agradeço ;)

    ResponderEliminar
  7. Tem que ter uma ordem correta?
    Por exemplo, posso fazer uma seção só de variáveis?
    Exemplo:
    --------
    Váriáveis:
    variavel1 =
    variavel2 =
    variavel3 =
    ---------

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. diferento no meu codigo:

    nome = TextWindow.Read()
    TextWindow.Write ("Em que ano voce nasceu ?")
    ano = TextWindow.ReadNumber()
    TextWindow.Write ("E mes?")
    mes = TextWindow.ReadNumber()
    idade = ((Clock.Year * 12) - mes - (ano * 12)) / 12

    ResponderEliminar

Esteja à vontade para comentar! Critique, pergunte, sugira, o que quiser! Qualquer um pode comentar, e anonimamente!